Pixel

24 de fev. de 2009

[Vsync] O que é isso? Oq é melhor pro PES?

[Vsync] O que é isso? Oq é melhor pro PES?


Bom...
Fiz este tópico visando tirar a velha duvida para os que não sabem o que é Vsync e retirar o LAG do jogo.

O vertical sync (conhecido também como Vsync) tem a seguinte função, Sincronização vertical. Mas como assim Sincronização Vertical? O Vsync ligado e quando desligado faz um certo “quebramento” do gramado, ou, em jogos como o CS quando você faz movimentos a tela parece que quebra, fazendo com que a parte de cima não fique sincronizada com a de baixo. Essa foto a seguir demonstra como fica um jogo com o Vsync desligado: http://www.nhancer.com/help/images/VSync.jpg
É exatamente esse quebramento que o Vsync corrige.

Porém, ao deixa-lo ligado, todos os jogos têm uma queda de fps* brusca. *(Frames per Second, Frames por segundo), causando o Maldito LAG no jogo, mesmo jogando offline tem pessoas que ficam com o jogo “lagado” (queda de fps), Exemplo, O jogador cobra o Escanteio e do nada a bola já aparece na cabeça do atacante, ou, num exemplo mais comum, você nota um movimento “travado” e não uma coisa continua, “lisa”.

Isso ocorre porque pra fazer a sincronização, o chip gráfico renderiza alguns frames "antes" do que deveria. Explicando mais simplificadamente, o Vsync marca a taxa de fps de acordo com a freqüência do seu Monitor (ex, se seu monitor tem freqüência 60hz o Vsync irá marcar uma taxa de 60 fps). Se no CS ele marcar 100fps estará fazendo 60fps. Fazendo com que a imagem não fique bagunçada, porém, faz com que vc perca Frames e fique lag.

O que é Melhor para o meu PES?


Meu PES estava a tempos “lagado”, perguntei aqui na comunidade e fiz o que me indicaram, mas, nada funcionou. Pensei que fosse o Maldito Vsynic. No Settings do jogo onde está instalado, tem a opção de manter o Vsync ligado ou desligado, decidi fazer um teste com ele ligado e desligado, nenhum dos dois me deixaram satisfeitos, Como já expliquei o que é vsync, ao liga-lo você ganha Qualidade e perde Performace. Mas eu queria os DOIS. Descobri que meu Monitor estava a 60hz, troquei para 75hz e deixei meu Vsync ligado, resultado, PES PERFEITO!

Como aumentar a freqüência do meu Monitor? Vá no desktop, clique no botão direito do mouse em uma área livre, Propriedades>Configurações>Avançada>Monitor> Configuração do Monitor, veja antes se a opção “Ocultar os modos que este computador não pode exibir” está ASSINALADA ( NUNCA DESMARQUE OU DANIFICARA SE PC0 e escolha a Maior opção disponível.

Feito isso, seu PES está sem lags e com um gráfico Superior!

Post Dedicado ao Vsync! On ou Off? agora voces Decidam! fiz a minha parte!



creditos: Luis Cmm Brazukas

3 comentários:

Clayton esse Vsync que vc deixou ligado foi o do settings do jogo ou foi o da sua placa de vídeo? aqui o vsync do settings fica inativo quando coloco o monitor a 75hz.

fonte azul escura + background preto = naum consigo ler nada...

mto bom seu post mais e no meu caso q tenho um notebook? o meu fica a 60hz.
O que eu poderia fazer?
abraços